Foram mais de  7,8 milhões de brasileiros que ficaram sem trabalho, conforme o relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Pesquisa-IBGE, em maio de 2020, referente à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios-PNAD do último trimestre.

Dentre eles, 5, 8 milhões são trabalhadores informais, o que está relacionado à Pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a PNAD Contínua a taxa de desemprego subiu para 12,9% no trimestre encerrado em maio de 2020, em relação ao trimestre anterior 11,6%, e já atinge 12,7 milhões de trabalhadores.

Conforme o site O Globo, em matéria publicada dia 30 de junho de 2020, pela primeira vez menos da metade da população em idade de trabalhar está ocupada.

Os Estados nos quais teve maior alta no desemprego foram Maranhão e Pará, de acordo com a PNAD-IBGE.

As medidas de isolamento social, necessárias para conter o número de mortes e infectados pelo coronavírus também vão contendo e limitando o número de empregos e agravando a situação de pobreza e desigualdades sociais.

O Diretor geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Gebreyesus tem afirmado em entrevistas em diversos canais de televisão, que a pandemia do coronavírus é mais que uma crise de saúde, é também uma crise global social e econômica também.

Nesse mesmo sentido a Organização Internacional do Trabalho-OIT afirmou que o coronavírus pode deixar 25 milhões de pessoas sem emprego e aprofundar a pobreza no mundo, com uma perda de renda para os trabalhadores de US$ 3,4 trilhões em 2020… – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/03/18/pandemia-pode-causar-desemprego-de-25-milhoes-de-pessoas.htm?cmpid=copiaecola. A informação é site Uol-notícias do dia 18 de março e 2020, veja mais no link https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/03/18/pandemia-pode-causar-desemprego-de-25-milhoes-de-pessoas.htm

Festas Juninas e Jogos de Futebol suspensos em todo o país são algumas das situações que foram necessárias para conter os avanços da contaminação pelo coronavírus e que deixaram milhares de trabalhadores do setor informal completamente sem renda e desamparados e que estão entre os brasileiros que precisaram recorrer ao auxílio emergencial no valor de R$ 600,00(seiscentos reais) do governo federal.